Vistorias trimestrais de conformidade ambiental são desenvolvidas no empreendimento por uma equipe técnica especializada, com vistas a averiguar o pleno atendimento da legislação ambiental vigente pelo empreendedor, de modo a manter a regularidade do processo de licenciamento ambiental da CGH.
terça-feira, 4 de dezembro de 2012
PLANO AMBIENTAL DE CONSERVAÇÃO E USO DO ENTORNO DO RESERVATÓRIO
A CGH BOSSARDI possui um reservatório com área total de 5,6 hectares, e uma APP formada em seu entorno equivalente a 3,828 hectares, considerando uma faixa de 15 m à partir da margem. Um total de 86,15% desta APP encontra-se conservada, porém outros 16,54% (0,53 hectare) são ocupados por pastagem e lavoura, carecendo de recuperação ou compensação através de recuperação em outro ponto da bacia. No sentido de recuperar a APP do reservatório, assegurando a manutenção de suas funções ecológicas que o presente programa atua.
Atualmente o empreendedor está em fase de negociação com os proprietários de áreas lindeiras visando conscientizá-los para a implantação de um projeto de recuperação das áreas de APP em suas propriedades limítrofes ao reservatório.
PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS
O presente programa visa promover a recuperação das áreas internas do antigo canteiro de obras do empreendimento. O empreendedor já realizou diversas ações no local, que incluem o plantio de mudas nativas, além da aplicação de técnicas de nucleação ecológica (transposição de serrapilheira - camada de solo e folhas/galhos da floresta; poleiros artificiais).
PROGRAMA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Diversas ações de comunicação social e educação ambiental estão ocorrendo durante a fase de operação da CGH, incluindo: palestras, distribuição de material informativo, atualização deste blog, entre outros. Na foto apresentada vemos registro da palestra realizada em Outubro de 2012 na escola Professora Teresa Lemos Preto em Curitibanos-SC.
PROGRAMA DE MONITORAMENTO HIDROSSEDIMENTOLÓGICO
Até a presente data 02 campanhas de monitoramento hidrossedimentológico ocorreram na CGH Bossardi, sendo a 1ª em abril e a 2ª em outubro de 2012, período em que foram realizadas medições de vazão e sedimento. Em outubro realizou-se ainda um monitoramento topobatimétrico no reservatório, com o objetivo de possibilitar avaliações futuras de assoreamento.
Ainda, destaca-se que o operador da CGH controla diariamente o nível fluviométrico do rio marombas, com registro em planilhas específicas e medições em dois períodos, pela manhã e no fim da tarde.
PROGRAMA DE MONITORAMENTO E CONTROLE DOS RESÍDUOS
Campanhas trimestrais de vistoria e auditoria ambiental interna estão ocorrendo durante a fase operacional do empreendimento com vistas à ordenar a gestão de resíduos. Cabe salientar que os resíduos produzidos na CGH são devidamente acondicionados e destinados conforme a classe à que pertencem, de modo a preservar o meio ambiente.
PROGRAMA DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS
Até a presente data foram realizadas um total de 03 campanhas de amostragem / coleta e análise de amostras no empreendimento, sendo que a 1ª ocorreu em abril de 2012, a 2ª em julho e a 3ª em outubro de 2012. A análise do IQA - Índice de Qualidade da Água apontou uma poderação de águas de BOA QUALIDADE nas três campanhas de amostragem. Por sua vez, a análise do IET -Índice de estado Trófico, que aponta o quanto um curso hídrico está comprometido pela poluição, apontou que as águas no local são OLIGOTRÓFICAS, ou seja, não há o comprometimento atual do ecossistema aquático local em função de poluição.
PROGRAMA DE MONITORAMENTO DE MACRÓFITAS
Duas campanhas de vistoria com vistas ao registro de macrófitas na área do reservatório da CGH Bossardi já ocorreram, a 1ª em abril de 2012 e a 2ª em outubro de 2012, sendo que em nenhuma das amostragens verificou-se a presença de macrófitas com potencial de proliferação e danos ao ecossistema aquático local. Apenas à montante do reservatório verificou-se a presença de Pontederia cordata, porém em níveis populacionais normais.
PROGRAMA DE MONITORAMENTO DA ICTIOFAUNA
Em outubro de 2012 realizou-se a 1ª campanha de monitoramento da ictiofauna no empreendimento. Nesta amostragem foram registradas um total de 07 espécies, sendo que a saicanga Oligosarcus brevioris predominou tanto em termos de número de exemplares coletados quanto em biomassa nos pontos de amostragem alocados ao longo do rio marombas na área do empreendimento.
PROGRAMA DE MONITORAMENTO DA FAUNA TERRESTRE
Até o momento duas campanhas de monitoramento ocorreram na área do empreendimento, a 1ª em abril de 2012 e a 2ª em outubro de 2012.
Foram registradas na área do empreendimento um total de 15 espécies de anfíbios, 08 espécies de répteis, 101 espécies de aves, 18 espécies de mamíferos não-voadores, e 03 espécies de morcegos.
As campanhas de monitoramento visam avaliar a composição da fauna terrestre local e avaliar a colonização (ocupação) das áreas em processo de recuperação ambiental no empreendimento.
segunda-feira, 3 de dezembro de 2012
IMPACTO ASSESSORIA AMBIENTAL: Gestão e Licenciamento Ambiental de PCHs
Você é empreendedor e procura uma empresa sólida, experiente e comprometida para gerenciar a área ambiental em seu empreendimento de geração de energia?
Então contacte a IMPACTO ASSESSORIA AMBIENTAL!!
Somos uma empresa que atua à quase 10 anos exclusivamente com o setor elétrico nacional, tendo um currículo de mais de 70 PCHs licenciadas em diversos estados do Brasil.
Entre em contato conosco pelos fones (49) 3324 - 7180 / (49) 9105 - 1131 ou ainda pelo e-mail: impactoenergy@gmail.com.
Então contacte a IMPACTO ASSESSORIA AMBIENTAL!!
Somos uma empresa que atua à quase 10 anos exclusivamente com o setor elétrico nacional, tendo um currículo de mais de 70 PCHs licenciadas em diversos estados do Brasil.
Entre em contato conosco pelos fones (49) 3324 - 7180 / (49) 9105 - 1131 ou ainda pelo e-mail: impactoenergy@gmail.com.
Assinar:
Postagens (Atom)