Programa de Manejo e Controle das Macrófitas Aquáticas - A exemplo do que ocorrera nas amostragens anteriores, na campanha amostral desenvolvida em Abril de 2014 verificou-se a completa inexistência de macrófitas aquáticas no local.
Programa de Recuperação de Áreas Degradadas – Realizou-se uma vistoria em abril de 2014 para averiguar o status do processo de recuperação das áreas degradadas que já foram manejadas em termos de recuperação ambiental. Constatou-se que as áreas degradadas do antigo canteiro de obras da CGH BOSSARDI continuam sendo gradualmente recuperadas, mediante o desenvolvimento de mudas nativas plantadas e regeneração natural da vegetação nativa.
Plano Ambiental de Conservação e Uso das Áreas do Entorno do Reservatório – Na última campanha realizada, em abril de 2014, averiguou-se que o empreendedor já iniciou os contatos com os proprietários das áreas limítrofes ao reservatório, de modo a realizar uma parceria na recuperação das áreas de mata ciliar no empreendimento, através da implantação de projeto técnico de revegetação com espécies arbóreas nativas, associado à condução da regeneração natural.
Programa de Monitoramento de Processos Erosivos – Em abril de 2014 uma nova campanha de vistoria nas áreas internas do antigo canteiro de obras da CGH Bossardi fora realizada e verificou-se que várias das melhorias previstas já foram implantadas pelo empreendedor, como a instalação da biomanta de fibra de côco, o que evita a ocorrência de processos erosivos, favorecendo ainda o desenvolvimento de gramíneas e plantas herbáceas sobre tal cobertura.
Programa de Monitoramento da Ictiofauna - Até o presente momento foram coletadas um total de 11 espécies na área de estudo, pertencentes a 03 ordens e 05 famílias taxonômicas. Estamos neste momento aguardando a emissão de AuA - Autorização Ambiental pela FATMA para dar continuidade aos monitoramentos da ictiofauna do Rio Marombas.
Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social – Em Janeiro de 2014 foi elaborada pela equipe de gestão ambiental da CGH BOSSARDI um folder de educação ambiental, contemplando os resultados obtidos até a presente data nos diferentes programas ambientais em execução no empreendimento.
Em abril de 2014 fora
realizada palestra de educação ambiental na Escola de Educação Básica Casimiro
de Abreu, localizada em Curitibanos-SC, com a temática “Água, energia e
CGH Bossardi e Rio das Pedras”. A metodologia empregada fora slides de textos, imagens e vídeos temáticos.
Programa de Monitoramento e Controle dos Resíduos Gerados pelo Empreendimento – Em Janeiro de 2014 e também em Abril de 2014 técnicos da IMPACTO ASSESSORIA AMBIENTAL LTDA realizaram a 8ª e 9ª campanhas de vistoria de conformidade ambiental do processo de acondicionamento temporário e destinação final dos resíduos produzidos no empreendimento, de modo a atestar a conformidade do processo com a legislação ambiental vigente. E atestou-se que todos os resíduos produzidos no empreendimento são devidamente acondicionados em recipientes apropriados e destinados corretamente conforme prevê à legislação vigente.
Programa de Hidrossedimentologia – A responsabilidade técnica
pela execução do Programa de Monitoramento Hidrossedimentológico na CGH
BOSSARDI é da empresa GEHIDRO Engenharia e Consultoria Ltda, sendo que até a
presente data 05 (cinco) campanhas de monitoramento foram realizadas na AID da
CGH.
Programa de Monitoramento da
Fauna Terrestre – Tendo em vista o período de validade da LAO
nº 071/2010, 05 campanhas de monitoramento da fauna terrestre foram realizadas,
resultando no registro de 15 espécies de anfíbios, 08 espécies de répteis, 107
espécies de aves, 18 espécies de mamíferos não-voadores e 03 de mamíferos
voadores.
Programa de Gestão e Supervisão Ambiental - Durante
o mês de Janeiro de 2014 e Abril de 2014 a equipe de técnicos responsável pela
Gestão Ambiental da CGH BOSSARDI realizou, vistorias em varredura na área do
empreendimento em sua fase operacional, visando verificar a ocorrência de
eventuais não-conformidades ambientais no processo operativo da CGH, bem como
possibilitar a sugestão de melhorias ao empreendedor, com base nos resultados
do processo de vistoria.